Teste do Funcionamento da Embreagem
 
 


Obs: certifique-se, se o monitor esta regulado. E verifique se a regulagem da folga do pedal da embreagem esta ajustado para 20 a 30 mm


A Embregam Trepida


Estacionar o veiculo em um aclive. Engrenar a primeira marcha, e com aproximadamente o dobro de rotação da marcha lenta, partir soavemente sem solavancos.


A Embreagem Não Separa

Puxar o freio de mão. Com o motar na marcha lenta, Pisar na embreagem e após 3 a 4 segundos engatar preferencialmente a marcha-ré, que deve engrenar sem dificuldade. Ainda com o pé acionando a embreagem movimentar a alavanca do cambio para outras marchas. Ao executar esta operação os engates deverão ocorrer absolutamente sem ruídos.

A Embreagem Patina

Puxar o freio de mão e engatar uma marcha desmultiplicada (Ex: Terceira marchar).
Elevar a rotação do motor aproximadamente ao nível, no qual se obrtem o torque máximo. Retirar o pé rapidamente ao mesmo tempo, acelerando o motor. Com a embreagem boa, o motor deve “apagar” imediatamente.

Caso ocorra um tempo de patinação prolongado, ou haja, até um aumento de rotação do motor, indica que há  problemas no sistema de embreagens


OBS:. Devido ao superaquicimento, não se deve repetir esta operaçao mais  do que duas vezes seguidas.


 

Irregularidades no Funcionamento
 
Possível Causa
Correção
Suspensão do motor ou do cambio não estão em ordem. Verificar coxins do motor e suspensão do cambio, eventualmemnte fazer substituição.
Cabo da embreagem sem movimento livre. Desmontar cabo da embreagem, verificar e encaixar bem. Trocar eventuais peças defeituosas.
Revestimento Oleado. Trocar o disco de embreagem, mesmo que os revestimentos estejam apenas levemente oleados. Eliminar vazamentos.
O mancal de encosto e platõ não estão alinhados entre si. Verificar o paralelismo do mancal de encosto e o estado do garfo.
A regulagem do platô de embreagem foi violada. Trocar o platô de embreagem.
O rolamento do eixo piloto não foi montado no volante. Montar o rolamento do eixo piloto, verificar o mesmo, e não utilizar muita graxa.
O virabrequim não esta em alinhamento com o eixo piloto. Alinhar o Virabrequim com o eixo piloto.
 
 
Possível Causa
Correção
Espessura do disco acima da tolerância máxima (Revestimentos muito grossos) ou não foi montado o disco por nós prescrito. Substituir o disco.
Oscilação do disco muito grande. Endireitar o disco. Deve ser máx 0,8 mm.
Cubo enguipa no eixo piloto. Verificar o perfil do eixo piloto e do cubo, tirar as rebarbas do perfil gasto, ou se necessário substituir o disco.
O rolamento do eixo piloto está defeituoso ou não gira leve. Trocar rolamento do eixo piloto.
O Sistema de acionamento da embreagem tem muita folga. Substituir as peças defeituosas.
Suspensão do motor defeituosa. Renovar o sistema de fixação do motor.
 
 
Possível Causa
Correção
A profundidade do volante não corresponde à prescrição, ou seja, é maior. Havendo pequenas variações, corrigi-las torneando, respeitando a prescrição do fabricante. Havendo grandes variações, colocar novo volante
Os revestimentos sofreram desgaste excessivo Montar novo disco de embreagem (não trocar revestimentos pro conta própria).
Os revestimentos estão oleados (a vedação do cambio ou virabrequim não está em ordem, o perfil do eixo piloto recebeu muita graxa por ocasião na montagem) Eliminar vazamentos, substituir o disco de embreagem.
A folga entre o mancal de encosto e o platô é muito pequena. Regular a folga do pedal da embreagem para 20 a 30 mm. Isto não se aplica aos sistemas de acionamento auto-ajustáveis.
A embreagem foi superaquecida. Trocar o platô e o disco de embreagem.
A carcaça do platô de embreagem foi deformada por ocasião da desmontagem ou da montagem. Verificar o assento do platô de embreagem no volante. Eventualmente trocar o platõ de embreagem.
Erro de aplicação. Carga do platô inferior ao especificado. Obtenha a informação da aplicação correta junto ao destribuidor.
 
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